sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Ações de extensão da UDESC Oeste dão origem a criação da Associação Apontador de Estrelas



No dia 21 de outubro, às 19 horas e 30 minutos, no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Chapecó e Região, acontecerá a assembleia de fundação da Associação Apontador de Estrelas.
A criação da Associação Apontador de Estrelas foi a alternativa encontrada pelo Apontador de Estrelas – Grupo de Astronomia do Oeste Catarinense para tornar formal a existência e a atuação deste grupo de pessoas que buscam divulgar a Astronomia e ciências correlatas na região.
O grupo iniciou suas atividades em março de 2012, formado inicialmente por cursistas egressos do curso de extensão Astronomia e Astronáutica para a comunidade, edição de 2011, oferecido pelo campus Oeste da UDESC. Atualmente fazem parte do grupo cursistas egressos da edição de 2012 deste curso e também do curso de extensão Preparação para Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Estes cursos e o grupo de estudos em Astronomia integram o programa de extensão Melhoria da qualidade do ensino/aprendizagem de ciências extas na região oeste de Santa Catarina.
Desde sua criação o grupo tem desenvolvido atividades mensais de estudo da Astronomia, noites de observação do céu e visitas de estudo, tendo ido ao Observatório de Videira/SC, ao Parque Tecnológico Itaipu e Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho – Foz do Iguaçu/PR e a Missão jesuítica guarani de San Cosme e San Damián e Centro de Interpretação Astronômica Buenaventura Suárez, no Paraguai.
Além de desenvolver e dar apoio às atividades científico-culturais e às de pesquisas relacionadas à Astronomia e ciências afins, a Associação Apontador de Estrelas tem pela frente o grande desafio de viabilizar a construção, manutenção e gestão do Parque Astronômico Galileu, estrutura esta que terá por objetivo fomentar os fundamentos e estudos da astronomia observacional e melhorar o conhecimento das ciências naturais e afins.
O Parque Astronômico Galileu, cuja proposta é integrar observatório astronômico, planetário, museu de ciências, salas de conferência e multiuso, área administrativa, laboratórios internos e externos, espaço de convivência e contorno verde, tem como finalidade de propiciar aos estudantes e comunidade da região oeste de Santa Catarina um espaço de formação acerca das ciências da natureza e tecnologia, de desenvolvimento cultural e de tornar-se uma referência turística para que também pessoas de outras regiões possam desfrutar do que ali se propõe apresentar.
A programação completa do evento no dia 21 de outubro segue abaixo:
20h – Palestra “Espaços de ciência: cultura, turismo e cidadania”
20h45min – Apresentação Projeto Parque Astronômico Galileu
21h15min – Intervalo (Coffee Break)
21h30min – Assembleia de fundação da Associação Apontador de Estrelas
Outras informações podem ser obtidas através do blog http://apontadordeestrelas.blogspot.com.br/ ou pelo e-mail apontador.estrela@gmail.com.





Nenhum comentário:

Postar um comentário